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𝐂𝐨𝐦𝐨 𝐨 𝐁𝐫𝐚𝐧𝐝𝐢𝐧𝐠 𝐠𝐞𝐫𝐚 𝐯𝐚𝐥𝐨𝐫 𝐧𝐨 𝐜𝐮𝐫𝐭𝐨, 𝐦𝐞́𝐝𝐢𝐨 𝐞 𝐥𝐨𝐧𝐠𝐨 𝐩𝐫𝐚𝐳𝐨?

  • Foto do escritor: Felipe Piragibe
    Felipe Piragibe
  • 17 de ago.
  • 2 min de leitura
Filho, pai e avô
Filho, pai e avô

𝐑𝐞𝐬𝐩𝐨𝐬𝐭𝐚: Identidade, Imagem e Reputação.


𝐈𝐝𝐞𝐧𝐭𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞


Identidade da empresa é COMO a empresa deseja ser percebida pelos seus Stakeholders. A maioria das empresas não tem uma identidade clara e por isso não tem propostas de valor e comunicações claras e com profundidade. A primeira coisa que um Brand manager vai fazer na sua empresa é definir a identidade da empresa, ela é o DNA. Comunicações e produtos devem seguir essas diretrizes. Aqui é o curto prazo. As mudanças começam a acontecer agora.


A identidade exerce forte papel na diferenciação e no posicionamento da empresa, podendo ser trabalhada por meio de um adequado processo de comunicação, em que se criem estratégias e instrumentos para gerar um alto nível de conscientização sobre o que a empresa deseja expressar a grupos internos (colaboradores) e externos de seu relacionamento (clientes, sociedade).



𝐈𝐦𝐚𝐠𝐞𝐦


É como o público efetivamente percebe a sua empresa. É como se você perguntasse para um consumidor seu: “Quais as suas percepções sobre a minha marca?”. Se você tem um trabalho de Branding, o seu time de Branding está nesse exato momento orientando a sua equipe para garantir que a sua identidade esteja sendo manifestada nos pontos de contato da sua empresa para que os consumidores tenham uma imagem o mais próxima possível dessa identidade. Ou seja, que estejam percebendo a sua empresa o mais próximo possível do que você deseja.


Aqui é o médio prazo. Uma imagem forte precisa não só de uma identidade forte, mas também da capacidade da empresa de manifestar essa identidade.


Aqui também reside a importante questão da autenticidade. Se você manifestar uma coisa que não é verdadeira para a sua organização, isso pode causar problemas de reputação abaixo!



𝐑𝐞𝐩𝐮𝐭𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨


A reputação da empresa é, como disse meu amigo Bruno Dieguez , o “saldo” da imagem da sua empresa ao longo do tempo. Ou seja, as percepções dos seus consumidores (e públicos) sobre a sua empresa ao longo do tempo. Aqui é onde moram os resultados exponenciais de longo prazo que o Branding traz.



👉 A lógica é:


O gerenciamento da identidade resulta em uma imagem corporativa favorável e, ao longo do tempo, em uma reputação positiva diante de seus stakeholders, contribuindo para que eles tenham uma disposição favorável em relação à organização.



🎯 Resultados


Os resultados que uma empresa com uma identidade forte, que é capaz de manifestar essa identidade em imagem e consegue sustentá-la ao longo do tempo são: Empregados motivados, confiança entre grupos externos da organização (mídia, sociedade), confiança dos clientes, confiança dos investidores.


O que você acha? Você conhecia os conceitos? 🤗


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Felipe Piragibe

Estrategista de marcas e designer de negócios

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