Genericidade de Marcas
- Felipe Piragibe

- 23 de set.
- 2 min de leitura
Contexto:
Em um post anterior eu fiz uma pesquisa sobre a força da marca “Tupperware” e a grande maioria dos respondentes disse que chamava “potes de plástico” de “Tupperware”, independente se fossem ou não da marca em questão.
O que isso quer dizer, Felipe?
👉 Explico:
Para quem não conhece, existe um conceito chamado “Genericidade de Marca” ou Marcas Genéricas. Ele acontece quando uma determinada marca fica tão forte ou popular na cabeça das pessoas que ela passa a se tornar sinônimo do produto ou serviço que essa marca está ligada.
👉 Exemplo:
No exemplo da foto trago os conhecidos COTONETES. Pelo menos no Brasil eu acho que nunca ouvi ninguém chegar na farmácia e pedir um pacote de “hastes flexíveis com algodões”, você já? Acredito que também não! Rs
“Cotonetes” é a marca registrada da Johnson & Johnson para o seu produto “hastes flexíveis de algodões”. Esse é o verdadeiro nome do produto, não Cotonetes! 😱
O mesmo acontece com outras marcas como Band-Aid, para curativos adesivos; Gillette para lâmina de barbear; Bombril para esponja de aço; Leite Moça para leite condensado e por fim o nosso amado Tupperware para potes plásticos do post anterior.
São muitos exemplos!
🚨 No que por um lado esse fato pode ser muito bom para a empresa se bem aproveitado, por motivos óbvios, por outro a empresa também pode perder a sua marca para o domínio público! Ou seja, outras empresas ganham o direito de usar o nome em questão por ele passar a representar todo um mercado e não mais um produto em específico.
Um belo exemplo disso é que nos EUA, Aspirina, marca de “ácido acetilsalicílico sintético” da Bayer, foi declarada genérica! Ou seja, de uso comum!
🚀 Alcançar esse nível de reconhecimento não é fácil, claro! Alguns fatores que contribuem são: Ser pioneiro(a) no seu segmento, ter um posicionamento muito bem definido e claro, estratégias de marketing bem-sucedidas e qualidade consistente no produto ou serviço. Outro fator importante para não acabar generalizado é manter as suas marcas bem protegidas no que diz respeito à sua propriedade intelectual!
Você conhecia esse conceito? Tem alguma outra marca que você gosta e é genérica? Conta pra gente! 😊


Comentários