O ARQUÉTIPO DO REBELDE
- Felipe Piragibe

- 18 de set.
- 2 min de leitura
O que é isso, Felipe?
Vem comigo que acabou de chegar a análise que faltava dessa mudança de logo da Pepsi!
Você pode estar se perguntando por que será que a Pepsi optou por esse novo logotipo que vai, talvez, na contramão das tendências de logo atuais..
Muita gente já teceu opiniões e análises sobre a mudança, afinal de contas, a PEPSI é uma das grandes marcas e sensações mundiais. Mas eu não sei se eu vi isso tão claro em uma análise e, principalmente, eu não tinha feito ainda a minha análise, então segue:
👉 Você conhece o conceito de arquétipo?
O conceito de arquétipo vem da psicologia analítica de Carl Jung e se refere a padrões universais de pensamento, comportamento e emoção que estão presentes no inconsciente coletivo da humanidade.
🤔 ?!
Pense que é como um entendimento ou uma ideia que é compartilhada por todos os seres humanos. Beeeem no fundo do inconsciente. São sonhos, mitos ou histórias que se repetiam e repetem nas mais diferentes e distantes culturas do mundo.
📈 No Branding e no Marketing nos usamos desses arquétipos para relacioná-los às nossas marcas com o objetivo único de aumentar a probabilidade da sua (consumidor) identificação com a marca. Danados essa turma de marketing, né?!
Um exemplo de arquétipo famoso é o "Arquétipo do Herói” e exemplos de aplicações desse arquétipo são em diversos filmes de Hollywood como: O Senhor do Anéis, Guerra nas Estrelas, Hércules etc.
Não da para explicar a fundo arquétipos nesse post, foquemos na Pepsi:
👉 A Pepsi tem claro o arquétipo do “Rebelde”. Ou seja, ela vem para quebrar padrões – na época que nasceu, quebrar os padrões da Coca-cola – vem para ser maneira, Rock & Roll, colorida, divertida etc. Diferente da Coca – sua arque-rival – que é família, amor, carinho e felicidade 💕.
Ou seja, é natural que a Pepsi vá ser diferente das tendências de logo atuais, porque é exatamente isso que o Rebelde faz!
🐶 Veja a logo antiga da Pepsi na foto a esquerda. Ela parece Rebelde para você? Não muito para mim... Isso foi a Pepsi entrando na tendência da época de ser mais clean, mais leve.. Não tenho dados de venda da Pepsi aqui, mas posso dizer com certeza que essa identidade não reforçava esse importante aspecto de marca da Pepsi.
😈 Agora vejamos a logo atual: Forte (bold), com atitude - com letras e linhas mais grossas, tons mais fortes com gradiente. Ou seja, essa sim, meus amigos, é uma marca Rock&Roll! 🤘🏼
Quem aqui lembra daquele comercial icônico da Pepsi com a Beyonce, Britney e Pink? Essa nova Pepsi resgatou essa personalidade!!!
Parabéns Pepsi!!!! Você voltou a ficar interessante p/ 🔥 !!!!
O que você achou da análise? Gostou da novo logo da Pepsi? Conhecia o conceito de arquétipos? Fala comigo! ;)


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