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𝐎́𝐭𝐢𝐦𝐨 𝐞𝐱𝐞𝐦𝐩𝐥𝐨 𝐝𝐨 𝐦𝐚𝐥 𝐪𝐮𝐞 𝐚 𝐩𝐞𝐫𝐟𝐨𝐫𝐦𝐚𝐧𝐜𝐞 𝐬𝐨𝐛𝐫𝐞𝐩𝐮𝐣𝐚𝐫 𝐚 𝐦𝐚𝐫𝐜𝐚 𝐩𝐨𝐝𝐞 𝐜𝐚𝐮𝐬𝐚𝐫!

  • Foto do escritor: Felipe Piragibe
    Felipe Piragibe
  • 30 de set.
  • 2 min de leitura
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🔴 Explico:

 

A consagrada Forbes Brasil 𝐮𝐬𝐨𝐮 𝐝𝐚 𝐞𝐬𝐭𝐫𝐚𝐭𝐞́𝐠𝐢𝐚 𝐝𝐨 "𝐂𝐥𝐢𝐜𝐤𝐛𝐚𝐢𝐭" 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐜𝐨𝐧𝐬𝐞𝐠𝐮𝐢𝐫 𝐦𝐚𝐢𝐬 𝐚𝐜𝐞𝐬𝐬𝐨𝐬 𝐚 𝐮𝐦 𝐝𝐨𝐬 𝐬𝐞𝐮𝐬 𝐚𝐫𝐭𝐢𝐠𝐨𝐬 traduzidos do exterior.

 

👉 O título que ela usou no Brasil foi:

 

"Profissionais remotos estão tirando férias clandestinas durante o trabalho."

 

E revoltou revoltou a comunidade! Perguntas como: "A pessoa está entregando? Está batendo as metas? Cumprindo com suas responsabilidades?" Vieram a tona!

 

👉 O título da matéria original era bem mais ameno:

 

4 motivos pelos quais o fenômeno "Hush-Cation"(algo como férias secretas, "na moita") está crescendo entre trabalhadores remotos.

 

Como esclarece a inteligente colega aqui do LinkedIn, Ho Mien Mien, na tradução brasileira, o título foi alterado, como ela disse: "chamando de férias clandestinas, dando uma conotação extremamente negativa à situação" com a intenção de chamar mais atenção e, por consequência, obter mais acessos. A famosa estratégia do “Clickbait”!

 

Essa pode ser considerada uma estratégia de performance, visto que entrega um resultado de mais acessos ao artigo, MAS 𝐪𝐮𝐚𝐧𝐝𝐨 𝐩𝐞𝐫𝐟𝐨𝐫𝐦𝐚𝐧𝐜𝐞 𝐚𝐭𝐮𝐚 𝐝𝐞𝐬𝐚𝐥𝐢𝐧𝐡𝐚𝐝𝐚 𝐜𝐨𝐦 𝐁𝐫𝐚𝐧𝐝𝐢𝐧𝐠, 𝐩𝐨𝐝𝐞 𝐬𝐞𝐫 𝐮𝐦 𝐩𝐫𝐨𝐛𝐥𝐞𝐦𝐚 𝐆𝐑𝐀𝐕𝐄 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐚 𝐨𝐫𝐠𝐚𝐧𝐢𝐳𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨!

 

No caso que estamos analisando, a matéria pode até ter tido mais acessos por conta da “estratégia”, entretanto, quando as pessoas percebem a manipulação, uma marca tão forte como a Forbes acaba manchada no longo prazo – perde um pouco de credibilidade – por usar estratégias tão “oportunistas” para conseguir resultados.

 

A mensagem que fica para os leitores é: "Esperávamos mais de você, Forbes do Brasil."

 

𝐀 𝐦𝐨𝐫𝐚𝐥 𝐝𝐚 𝐡𝐢𝐬𝐭𝐨́𝐫𝐢𝐚 𝐞́: Performance e Branding devem andar lado a lado para garantir um resultado relevante, duradouro e crescente para as organizações!

 

O que você acha?

 

 
 
 

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Felipe Piragibe

Estrategista de marcas e designer de negócios

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