top of page

A geração Melancia no Pescoço

  • Foto do escritor: Felipe Piragibe
    Felipe Piragibe
  • 1 de jul. de 2024
  • 2 min de leitura

A geração Melancia no Pescoço:

 

👉 Acho que o que vou falar aqui hoje vai ser óbvio para muita gente, mas também um incômodo para muitas outras pessoas e estou interessado na discussão que pode gerar:



🧐 Será que as mídias sociais mataram a profundidade?



Que tem muita gente ruim aparecendo todo mundo sabe, mas tem também muita gente boa dançando a dança das pessoas ruins para aparecer.



👉 Parece que nós criamos um mecanismo que favorece o raso, o simples, a moda.



Um dia desses alguém num grupo de Branding que participo queria saber mais sobre os temas “posicionamento” e Branding. Pediu referência de livros, cursos, podcasts.



Eu gosto muito de ler e indiquei dois livros: o Posicionamento, do Al Ries e o Construindo Marcas fortes, do Aaker. 2 livros que são como bíblias nos seus temas.



O que me deixou surpreso foi que algumas pessoas do grupo fizeram pouco caso dos livros. Disseram que livros são ultrapassados, que cursos não valem a pena. “Escute esse ou aquele podcasts” eles disseram!



👉 Gente, onde foi que estudar deixou de ser importante? Onde foi que o processo de aprendizado, que é gradual, deixou de ser valorizado? Quando foi que pílulas de conhecimento e frases feitas de efeito passaram a valer mais do que um diploma ou uma construção mais firme?



😩 Hoje vejo pessoas que sei que tem conhecimento surfando a onda da moda. Comentam coisas banais sobre temas da moda para aparecer. No meio de um Instagram com conteúdos bacanas, tem os stories na academia (malhando) para ter mais interação?! Hoje parece que tudo é sobre aparecer. Aparecer a qualquer custo, colocar o abdômen ou o filho pequeno para jogo no criativo.



👉 Para mim, como um mercado paralelo de celulares roubados, vai continuar existindo enquanto tiver gente comprando na ponta. E como no mercado de celulares roubados, tem muita gente comprando na ponta (dando like nesse tipo de conteúdo)! Por isso ambos crescem – o roubo de celulares e a criação de conteúdo melancia no pescoço.



🍉 Tô chamando de conteúdo melancia no pescoço o conteúdo feito com a finalidade primaria de aparecer. Não se preocupa em ensinar primeiro ou causar reflexão, se ensinou bem, mas teve poucos likes, foi ruim. Se é uma porcaria, mas teve muitos likes, foi bom!



🌎 É o mundo que vivemos, faz parte.. Ok! Mas que parte M do mundo essa heim!



Por aqui vou seguir lendo e escrevendo conteúdos que achar pertinentes. De valor. E se 5 pessoas lerem, que seja! Vou seguir também deixando de seguir pessoas que colocam melancias no pescoço e bom, limpando a minha parte da calçada.



☝🏼 Alguém está comigo?



 
 
 

Comentários


Felipe Piragibe

Estrategista de marcas e designer de negócios

Assine os meus conteúdos

Se quiser receber reflexões pessoais e crônicas sobre vida e trabalho, acesse meu canal no Substack:

felipepiragibe.substack.com

 

Para conteúdos sobre branding, gestão e estratégia, cadastre seu e-mail abaixo e receba direto pelo blog deste site:

Contato direto

felipe.piragibe@gmail.com

Rio de Janeiro - RJ

Redes sociais

Acesse rápido

Feito com intenção, sensibilidade e estratégia por Felipe Piragibe.
©2025. Todos os direitos reservados.
bottom of page