👉 CONSISTÊNCIA DE MARCA
- Felipe Piragibe

- 27 de mai. de 2024
- 2 min de leitura
Você conhece ou já ouviu falar do Pedro Almodóvar?
Ele é um aclamado diretor espanhol que tem trabalhos reconhecidos em todo o mundo, inclusive em Hollywood.
✍️ O que mais diferencia o trabalho de Almodóvar seja talvez justamente a sua marca – ou a sua "assinatura".
👀 Explico:
Os filmes de Pedro tem características muito fortes do diretor. Ele tem literalmente certas "assinaturas", algumas das principais são:
. O talvez mais marcante é que sempre têm um vermelho – forte, sangue - muito presente em seus filmes. Nos mais diversos lugares! Desde roupas dos personagens, à batons, objetos como telefones, colchas, cartazes. A maioria das suas cenas tem presente um objeto com essa cor - e há um mundo de possibilidades!
. Ainda falando de universo visual, ele também gosta muito de estampas! Sempre tem papeis de parede, ladrilhos ou estofados marcantes nos seus filmes;
. Além do mais, Pedro também trata de questões cotidianas da vida, mas com um enfoque muito pessoal ou humano. Ele sempre vai muito a fundo nos seus personagens. Tem muitas cenas mostrando as reações dos rostos ou filmando bastante o rosto dos personagens;
. Pedro até trabalhou bastante com os mesmos atores (construindo assim certa relação também). Por um tempo, trabalhou muito com Penélope Cruz, por exemplo. Pareciam quase como inseparáveis. Pensava em um, vinha o outro na cabeça.
Eu não sou um super cinéfilo (amante de cinema) ou expert de cinema, mas consigo identificar claramente essa características nele, bem como identificar também outros diretores que também são conhecidos por terem essas “assinaturas únicas”.
Alguns deles são: Woody Allen, Quentin Tarantino e Tim Burton. Se você também gosta de filmes, certamente vai identificar essas “assinaturas” muito claras nos filmes de cada um desses diretores, certo?
🤯 Essas assinaturas são o mesmo que o Branding pode fazer pela sua empresa!
🔥 Destacá-la no meio da multidão! Torná-la única!
O profissional de Branding dentro da organização tem então 2 trabalhos principais:
1. Definir quais são essas suas "assinaturas" únicas'
2. Garantir que elas estejam sempre presentes nos seus trabalhos, para que, com o tempo e como Almodóvar, você seja reconhecido por elas
Aprendendo Branding com o cinema! Fica fácil quando explico assim? 🙃
Tem alguma dúvida sobre Branding ou algum outro diretor que você ache que também tem uma identidade única? Comenta aqui! 😉



Comentários