👉 𝐁𝐑𝐀𝐍𝐃𝐈𝐍𝐆: 𝐓𝐎𝐑𝐍𝐀𝐍𝐃𝐎 𝐎 𝐂𝐎𝐍𝐂𝐄𝐈𝐓𝐎 𝐀𝐁𝐒𝐓𝐑𝐀𝐓𝐎 𝐄𝐌 𝐔𝐌𝐀 𝐄𝐒𝐓𝐑𝐔𝐓𝐔𝐑𝐀 𝐂𝐋𝐀𝐑𝐀 – 𝐏𝐀𝐒𝐒𝐎 𝐀 𝐏𝐀𝐒𝐒𝐎!
- Felipe Piragibe

- 26 de abr. de 2024
- 2 min de leitura

𝟏. 𝐀𝐧𝐚́𝐥𝐢𝐬𝐞 𝐝𝐞 𝐂𝐨𝐧𝐭𝐞𝐱𝐭𝐨
A etapa mais importante. Enxergar o seu tabuleiro de xadrez! Uma boa estratégia deve sempre ser montada em cima de uma boa pesquisa.
📍Entender seu ambiente
Como funciona o mercado? Quem são os concorrentes? Tendências?
📍Entender sua organização
Quais são nossas forças e fraquezas? Porque o nosso cliente deveria comprar de nós e não do nosso concorrente?
📍Entender seus clientes
O que eles desejam? O que valorizam de verdade? Como os ajudamos e como podemos ajudar mais?
𝟐. 𝐃𝐞𝐬𝐞𝐧𝐯𝐨𝐥𝐯𝐢𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐝𝐚 𝐄𝐬𝐭𝐫𝐚𝐭𝐞́𝐠𝐢𝐚 𝐝𝐞 𝐌𝐚𝐫𝐜𝐚
Transformar insights em estratégias!
📍Essência da marca
Coração e alma da marca. Propósito, missão e valores
📍Posicionamento da marca
Como sua marca quer ser percebida em comparação com outras no mercado
📍Identidade da marca
Explora os pontos únicos da sua marca de como sua marca quer ser percebida e experiênciada. Define ativos como nome, personalidade, estilo de comunicação, tons de voz e identidade visual (logo é uma parte).
📍Arquitetura da marca
Principalmente se a marca convive com outras dentro de uma mesma organização, como elas vão interagir entre si.
𝟑. 𝐄𝐱𝐞𝐜𝐮𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐝𝐚 𝐄𝐬𝐭𝐫𝐚𝐭𝐞́𝐠𝐢𝐚 𝐝𝐞 𝐌𝐚𝐫𝐜𝐚
Transformar a estratégia em ação!
📍Alinhar os stakeholders internos
Departamentos e operações com a estratégia da marca para garantir a adesão organizacional e a consistência no cumprimento da promessa da marca.
📍Comunicar a marca internamente (aos colaboradores) e externamente (aos stakeholders)
Aqui a marca vai de fato ganhando vida e importante: O seu cliente interno (colaboradores) devem comprar a sua marca primeiro, antes dos clientes, se não jamais funcionará!
𝟒. 𝐌𝐞𝐝𝐢𝐜̧𝐚̃𝐨
Principais KPIs para medir o trabalho de Branding:
📍Brand awareness
O quanto sua marca é conhecida e reconhecida?
📍Brand image
Como a sua marca é percebida pela sua audiência? Como eles se sentem em relação à sua marca?
📍Brand preference
Por que as pessoas escolhem a sua marca ao invés de um concorrente?
📍Brand loyalty
O quanto os clientes são leais a sua marca?
𝟓. 𝐀𝐣𝐮𝐬𝐭𝐞𝐬
Gerindo a sua marca.
📍Melhorar as ações da marca
Cruze a estratégia com os resultados da análise dos KPIs e faça ações para melhorar seus resultados.
📍Reposicionamento da marca
Mudar como a marca deseja se posicionar no mercado. Alterar suas promessas, ofertas de valor, diferenciais buscando influenciar como a marca é percebida no mercado comparada aos seus concorrentes.
📍Rejuvenescimento da marca
As vezes é tudo sobre um refresh! Pode envolver atualizar a identidade visual, os tons de voz e/ou elementos específicos como o site sem alterar a essência da marca.
Conteúdo criado a partir de artigo da The Branding Journal


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