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👉 𝐁𝐑𝐀𝐍𝐃𝐈𝐍𝐆: 𝐓𝐎𝐑𝐍𝐀𝐍𝐃𝐎 𝐎 𝐂𝐎𝐍𝐂𝐄𝐈𝐓𝐎 𝐀𝐁𝐒𝐓𝐑𝐀𝐓𝐎 𝐄𝐌 𝐔𝐌𝐀 𝐄𝐒𝐓𝐑𝐔𝐓𝐔𝐑𝐀 𝐂𝐋𝐀𝐑𝐀 – 𝐏𝐀𝐒𝐒𝐎 𝐀 𝐏𝐀𝐒𝐒𝐎!

  • Foto do escritor: Felipe Piragibe
    Felipe Piragibe
  • 26 de abr. de 2024
  • 2 min de leitura
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𝟏. 𝐀𝐧𝐚́𝐥𝐢𝐬𝐞 𝐝𝐞 𝐂𝐨𝐧𝐭𝐞𝐱𝐭𝐨

 

A etapa mais importante. Enxergar o seu tabuleiro de xadrez! Uma boa estratégia deve sempre ser montada em cima de uma boa pesquisa.

 

📍Entender seu ambiente

Como funciona o mercado? Quem são os concorrentes? Tendências?

 

📍Entender sua organização

Quais são nossas forças e fraquezas? Porque o nosso cliente deveria comprar de nós e não do nosso concorrente?

 

📍Entender seus clientes

O que eles desejam? O que valorizam de verdade? Como os ajudamos e como podemos ajudar mais?

 

 

𝟐. 𝐃𝐞𝐬𝐞𝐧𝐯𝐨𝐥𝐯𝐢𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐝𝐚 𝐄𝐬𝐭𝐫𝐚𝐭𝐞́𝐠𝐢𝐚 𝐝𝐞 𝐌𝐚𝐫𝐜𝐚

 

Transformar insights em estratégias!

 

📍Essência da marca

Coração e alma da marca. Propósito, missão e valores

 

📍Posicionamento da marca

Como sua marca quer ser percebida em comparação com outras no mercado

 

📍Identidade da marca

Explora os pontos únicos da sua marca de como sua marca quer ser percebida e experiênciada. Define ativos como nome, personalidade, estilo de comunicação, tons de voz e identidade visual (logo é uma parte).

 

📍Arquitetura da marca

Principalmente se a marca convive com outras dentro de uma mesma organização, como elas vão interagir entre si.

 

 

𝟑. 𝐄𝐱𝐞𝐜𝐮𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐝𝐚 𝐄𝐬𝐭𝐫𝐚𝐭𝐞́𝐠𝐢𝐚 𝐝𝐞 𝐌𝐚𝐫𝐜𝐚

 

Transformar a estratégia em ação!

 

📍Alinhar os stakeholders internos

Departamentos e operações com a estratégia da marca para garantir a adesão organizacional e a consistência no cumprimento da promessa da marca.

 

📍Comunicar a marca internamente (aos colaboradores) e externamente (aos stakeholders)

Aqui a marca vai de fato ganhando vida e importante: O seu cliente interno (colaboradores) devem comprar a sua marca primeiro, antes dos clientes, se não jamais funcionará!

 

 

𝟒. 𝐌𝐞𝐝𝐢𝐜̧𝐚̃𝐨

 

Principais KPIs para medir o trabalho de Branding:

 

📍Brand awareness

O quanto sua marca é conhecida e reconhecida?

 

📍Brand image

Como a sua marca é percebida pela sua audiência? Como eles se sentem em relação à sua marca?

 

📍Brand preference

Por que as pessoas escolhem a sua marca ao invés de um concorrente?

 

📍Brand loyalty

O quanto os clientes são leais a sua marca?

 

 

𝟓. 𝐀𝐣𝐮𝐬𝐭𝐞𝐬

 

Gerindo a sua marca.

 

📍Melhorar as ações da marca

Cruze a estratégia com os resultados da análise dos KPIs e faça ações para melhorar seus resultados.

 

📍Reposicionamento da marca

Mudar como a marca deseja se posicionar no mercado. Alterar suas promessas, ofertas de valor, diferenciais buscando influenciar como a marca é percebida no mercado comparada aos seus concorrentes.

 

📍Rejuvenescimento da marca

As vezes é tudo sobre um refresh! Pode envolver atualizar a identidade visual, os tons de voz e/ou elementos específicos como o site sem alterar a essência da marca.

 

Conteúdo criado a partir de artigo da The Branding Journal

 

 

 
 
 

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Felipe Piragibe

Estrategista de marcas e designer de negócios

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