𝐌𝐢𝐧𝐡𝐚𝐬 𝐜𝐨𝐧𝐬𝐢𝐝𝐞𝐫𝐚𝐜̧𝐨̃𝐞𝐬 𝐬𝐨𝐛𝐫𝐞 𝐨 𝐯𝐢́𝐝𝐞𝐨 𝐝𝐨 Grupo Boticário:
- Felipe Piragibe

- 29 de mai. de 2024
- 2 min de leitura
❌ Não gostei.
Ah! Por que, Felipe?
𝐏𝐫𝐢𝐦𝐞𝐢𝐫𝐨 𝐝𝐞 𝐭𝐮𝐝𝐨, achei PIEGAS! (Ou seja, sentimentalismo extremo)
𝐒𝐞𝐠𝐮𝐧𝐝𝐨, analisemos o objetivo do Boticário com a campanha:
De um grosso modo, as comunicações das empresas - dentre elas - as 𝐜𝐚𝐦𝐩𝐚𝐧𝐡𝐚𝐬 𝐩𝐮𝐛𝐥𝐢𝐜𝐢𝐭𝐚́𝐫𝐢𝐚𝐬 𝐩𝐨𝐝𝐞𝐦 𝐭𝐞𝐫 𝟑 𝐟𝐨𝐜𝐨𝐬 𝐝𝐢𝐬𝐭𝐢𝐧𝐭𝐨𝐬:
📍 Vendas – Foco em atributos do produto / serviço;
📍 Relacionamento com o cliente - Foco em como o produto ou serviço contribui na vida do cliente;
📍 Relacionamento com a sociedade – Como a marca trabalha para criar um mundo melhor (campanhas mais inspiracionais).
👉 A campanha do Boticário objetivamente não entra em nenhuma dessas categorias.
Ela conta uma história “bonita” que a grande maioria das mães vai se identificar porque, afinal de contas, é bastante natural na adolescência os filhos terem conflitos com os pais.
E...
É isso! Não acrescenta nada mais! Rs!
𝐕𝐨𝐜𝐞̂ 𝐩𝐨𝐝𝐞 𝐝𝐢𝐳𝐞𝐫: “Ah, Felipe! É uma homenagem tão bonita e merecida para as mães...”
Ok, pode ser!
𝐌𝐚𝐬 𝐯𝐨𝐜𝐞̂ 𝐩𝐫𝐞𝐜𝐢𝐬𝐚 𝐟𝐢𝐜𝐚𝐫 𝐜𝐢𝐞𝐧𝐭𝐞 𝐝𝐨 𝐪𝐮𝐞 𝐨 𝐁𝐨𝐭𝐢𝐜𝐚́𝐫𝐢𝐨 𝐞𝐬𝐭𝐚́ 𝐟𝐚𝐳𝐞𝐧𝐝𝐨: Uma homenagem extremamente carregada de sentimentalismo, com o objetivo de marcar as pessoas (já li muitos relatos de gente emocionada) para que, quando forem comprar o presente de suas mães, não tenham como não lembrar do Boticário.
Posso listar algumas características que foram usadas na campanha para gerar esse efeito emotivo para vocês:
. Câmeras focando muito nas expressões dos bons atores;
. Tons quentes nas imagens;
. Música escolhida a dedo;
. Narrativa hollywoodiana;
. Efeitos sonoros e visuais fortes (sons de trovão, ondas invadindo a casa)
Só para dar alguns exemplos!
Eu não sei vocês, mas 𝐚𝐜𝐡𝐨 𝐞𝐬𝐬𝐚 𝐞𝐬𝐭𝐫𝐚𝐭𝐞́𝐠𝐢𝐚 𝐓𝐎𝐎 𝐌𝐔𝐂𝐇! Não acho legal tocar aí.. Ainda mais de uma forma TÃO forçada!
𝐀𝐜𝐡𝐨 𝐪𝐮𝐞 𝐩𝐚𝐬𝐬𝐨𝐮 𝐝𝐨𝐬 𝐥𝐢𝐦𝐢𝐭𝐞𝐬!
👉 Ele pode passar que quer fazer uma homenagem e pode até realmente estar fazendo, MAS..
𝐍𝐚𝐝𝐚 𝐭𝐢𝐫𝐚 𝐝𝐚 𝐦𝐢𝐧𝐡𝐚 𝐜𝐚𝐛𝐞𝐜̧𝐚 𝐨 𝐟𝐚𝐭𝐨 𝐝𝐞 𝐭𝐞𝐫 𝐟𝐨𝐫𝐜̧𝐚𝐝𝐨 𝐌𝐔𝐈𝐓𝐎 𝐮𝐦 𝐬𝐞𝐧𝐭𝐢𝐦𝐞𝐧𝐭𝐚𝐥𝐢𝐬𝐦𝐨 𝐪𝐮𝐞 𝐕𝐀𝐈 𝐟𝐚𝐳𝐞𝐫 𝐚𝐬 𝐩𝐞𝐬𝐬𝐨𝐚𝐬 𝐪𝐮𝐞 𝐚𝐬𝐬𝐢𝐬𝐭𝐢𝐫𝐚𝐦 𝐨 𝐯𝐢́𝐝𝐞𝐨 𝐥𝐞𝐦𝐛𝐫𝐚𝐫𝐞𝐦 𝐝𝐨 𝐁𝐨𝐭𝐢𝐜𝐚́𝐫𝐢𝐨 𝐪𝐮𝐚𝐧𝐝𝐨 𝐟𝐨𝐫𝐞𝐦 𝐟𝐚𝐳𝐞𝐫 𝐬𝐮𝐚𝐬 𝐜𝐨𝐦𝐩𝐫𝐚𝐬 𝐞 𝐜𝐨𝐦 𝐢𝐬𝐬𝐨 𝐚𝐮𝐦𝐞𝐧𝐭𝐚𝐫 𝐬𝐮𝐚𝐬 𝐯𝐞𝐧𝐝𝐚𝐬.
A meu ver, o vídeo é criativamente pobre. Porque usa de uma estratégia "baixa" / "jogo sujo" (apelar para o sentimentalismo extremo perto do dia das mães) para alcançar um objetivo de vendas de forma "velada".
Diga-se de passagem: Nada de errado com isso! O mundo, infelizmente, é assim!
👉 Só não pode pagar de “bom moço”! Pelo menos para nós aqui! Rs
Pode ser polêmica, mas é a minha opinião por hora.
O que vocês acham?


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