👃 IDENTIDADE OLFATIVA. O QUE É? PARA QUE SERVE?
- Felipe Piragibe

- 12 de abr. de 2024
- 2 min de leitura
Contextualizando:
Essa cachorrinha simpática passeando pelo shopping e cheirando as lojas é a Pretinha, nossa cachorrinha. Eu e minha companheira trabalhamos de homeoffice e temos ido trabalhar alguns dias no shopping - que é super fresquinho - porque no Rio tem feito 50 graus na sombra e as vezes os nossos ares em casa não dão vazão. Também por isso, quando podemos, levamos também a Pretinha para que ela também não passe calor sozinha em casa.
Nos nossos passeios, nós reparamos que a Preta gosta de passear rente as lojas para sentir os seus cheiros. Tem algumas que ela entra (os vendedores adoram), tem outras que ela passa direto e por aí. Esse comportamento a princípio despretensioso me remete a esse interessante braço do Branding que vamos tratar hoje: A Identidade Olfativa. Você já tinha ouvido falar dela?
👃A Identidade Olfativa nada mais é do que o cheiro da sua marca.
"Cheiro da marca?! Você está falando sério?! Que besteira!"
Não tão rápido, meu amigo! Vou te explicar melhor!
Você sabia que o olfato é um dos nossos sentidos mais fortes? Você provavelmente gosta muito de comer e deveria saber que a maior parte dos sabores que você sente quando come vem, na verdade, do olfato. A nossa língua mesmo só tem capacidade de distinguir algo em torno de uns 7 sabores!
Mas isso não é o mais importante para o nosso estudo de Branding de hoje!
O olfato é um dos sentidos com maior memória afetiva!
"Aaahn!"
Agora se você trabalha com marketing e vendas já deve estar entendendo aonde eu quero chegar... Memória afetiva e vendas é algo que já casa muito bem! Maas,
👉Ainda temos um ponto primordial nessa equação:
Você pode não experimentar o meu produto (seja vestindo ou comendo), você pode não querer me ouvir falar, seja não interagindo com os meus vendedores ou fechando os olhos para as minhas comunicações. Mas, meu amigo, você não fica sem respirar! Rs
- No post passado falamos como a construção de marca pode ser muitas vezes cínica, está aí mais um exemplo! Rs
A Identidade Olfativa, como qualquer outro ativo de identidade de marca, é (ou deveria ser) construída intencionalmente para despertar alguma experiência no consumidor.
Sabe aquele cheirinho gostoso da pipoca de cinema? Desculpe cortar o seu barato, mas ele é um "perfume"!
Muitos hambúrgueres gostosos por aí que você gosta, muito provavelmente também têm um reforço de identidade olfativa no ar. Aquele cheirão todo maravilhoso no ar do hambúrguer não é só do hambúrguer... Ou vc nunca se perguntou o porquê de quando você faz o hambúrguer na sua casa o cheiro não fica DAQUELE jeito?
Tem muito a se falar sobre os poderes e usos da identidade olfativa. Mas o mais importante no post de hoje é que o olfato é um dos sentidos que mais despertam conexões emocionais nas pessoas e as empresas que sabem e já se apropriaram desse conhecimento estão lucrando com isso! 🙂💰
Pense aí: Tem alguma marca que você acha que tem um cheiro gostoso?



Comentários