top of page

Minha visão da nova campanha da Volkswagen do Brasil

  • Foto do escritor: Felipe Piragibe
    Felipe Piragibe
  • 3 de jul. de 2024
  • 2 min de leitura

Minha visão da nova campanha da Volkswagen do Brasil:




Eu sei pouco sobre a construção dessa campanha da Volkswagen do Brasil que, a primeira vista, achei LINDA. Eu já vi que tem gente criticando e também não li a fundo as críticas. MAS,


Minha impressão de especialista em estratégia de marca de forma resumida é a seguinte:


📍 A Volks marcou gerações com alguns de seus carros icônicos. Um deles é a Kombi que é apresentada neste comercial.


📍 A Elis Regina, como a Volks, marcou também gerações com suas músicas também icônicas.


📍 O que a propaganda passa é que ambas marcaram as mesmas gerações e que provavelmente, partilharam desses momentos juntas porque, acredito, muitas pessoas tiveram bons momentos enquanto escutavam Elis Regina e dirigiam suas Kombis (ou outros Volks). A Kombi, aliais, é também um símbolo de todo um movimento de liberdade que acredito que Elis também representa. (que trabalho bem feito!)


📍 A escolha da música também não podia ser melhor! A música é linda e faz total sentindo com a campanha! Fala do passado e do novo.. E a campanha mostra a Kombi original, dirigida por Elis, ao lado da Kombi nova dirigida por Maria Rita – lado a lado as novas gerações de cantora e carro.


📍 Vi que teve gente que criticou a imagem construída por inteligência artificial da Elis. Gente, é uma representação, né?! Vocês por acaso já viram os filmes antigos do Batman? A roupa do Batman era toda de pano - tosca! Mas era uma representação! Não vamos ser literais né?! E nossa, eu achei essa representação da Elis tão boa e bem feita... Será que não estamos problematizando demais? Para concluir eu só digo o seguinte: Se a Maria Rita que é a filha da Elis Regina está de bem com essa campanha, não sou eu que vou criticar! Rs! Com todo respeito aos fãs e as pessoas que não gostaram da adaptação.


📍 Por fim, os slogans da campanha: “O novo veio de novo” e “Volkswagen 70 anos. Sucesso que passa de geração em geração.” Fecham magistralmente a propaganda! Que mensagem bem construída em 2 minutos de vídeo.


Estou ansioso para ver mais comentários sobre porque, claro, quero ver outras visões! Mas no momento, EU pelo menos, achei LINDA e me deu um orgulho danado da Volkswagen do brasil e da publicidade brasileira por construir uma campanha tão bonita e sensível!


QUE CAMPANHA LINDA! Well done Volkswagen do Brasil!! Bravo!!! 👏🏼❤️


 
 
 

Comentários


Felipe Piragibe

Estrategista de marcas e designer de negócios

Assine os meus conteúdos

Se quiser receber reflexões pessoais e crônicas sobre vida e trabalho, acesse meu canal no Substack:

felipepiragibe.substack.com

 

Para conteúdos sobre branding, gestão e estratégia, cadastre seu e-mail abaixo e receba direto pelo blog deste site:

Contato direto

felipe.piragibe@gmail.com

Rio de Janeiro - RJ

Redes sociais

Acesse rápido

Feito com intenção, sensibilidade e estratégia por Felipe Piragibe.
©2025. Todos os direitos reservados.
bottom of page