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⚔️ QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE BRANDING PARA PEQUENAS E GRANDES EMPRESAS?

  • Foto do escritor: Felipe Piragibe
    Felipe Piragibe
  • 5 de abr. de 2024
  • 2 min de leitura
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Tem gente que diz que só existe branding para grandes empresas e tem gente que discorda. Quer saber a minha visão? Vem comigo!


📍Em posts passados eu já expliquei essas premissas:


1.Branding é o trabalho de aproximar a visão que gostaríamos que o cliente tivesse da nossa empresa, da visão que ele realmente tem da nossa empresa, lembram?


2.Para medir o resultado desse trabalho nós devemos olhar principalmente para 4 fatores:


. Awareness (visibilidade da marca);

. Consideração (quanto as pessoas consideram comprar da sua marca);

. Qualidade percebida;

. Atributos de marca (características que vem na mente das pessoas quando pensam na sua marca).


👉Para mostrar como funciona em grande empresas, vou usar a Coca-Cola como exemplo:


Você já conhece a Coca-Cola.

Ela atua em um mercado grande e muito concorrido que é o mercado de refrigerantes. Você já conhece o produto, mais ou menos o seu preço, as suas características, diferenciais.. bem como dos seus concorrentes. Certo?


🤔Então, por que a Coca ainda anuncia?


Primeiro porque precisa permanecer na sua mente (o Awareness ali de cima). Ela precisa garantir que você sempre vai lembrar dela na hora que quiser comprar um refrigerante.


Depois trabalha também a sua marca: reforça seus atributos como felicidade, família, natal, etc. Nesse mercado de refrigerantes, com tantas opções e tão parecidas – tudo água com açúcar – quando você compra uma Coca, sabendo ou não, compra muito mais do que apenas um refrigerante, compra uma marca ou o que ela representa.


Para fazer isso, num mercado desse tamanho, ela investe muito, mas MUITO dinheiro no que chamamos “mídia de massa” (dinheiro que os pequenos nem sonham em ter).


🤓Em grosso modo (e limitado a 3000 caracteres) é isso, ok?


Uma empresa pequena não pode nem deve investir em marketing de massa dessa forma! Mesmo que tente, vai queimar dinheiro, porque esse tipo de Marketing precisa não só de força, mas constância para funcionar! Precisa estar em televisão, revistas, séries, mídias digitais, outdoors... O TEMPO TODO (R$)!


👶Para os pequenos o pensamento deve ser:Faça comunicações certeiras para vender (alô performance e esqueça mídias de massa), mas garanta que sua comunicação também construa uma reputação sólida (oi, Branding s2)!


👉Não adianta só querer vender a qualquer custo!


✨O efeito do Branding na sua comunicação deve ser garantir que mesmo vendendo você reforce sua marca como real opção para o seu consumidor, expresse a qualidade da sua marca e os seus atributos (olha os fatores p/ medir Branding aí).


👉Resumindo: Empresas grandes investem muito dinheiro para lembrar os consumidores das suas marcas e reforçar sentimentos. Empresas pequenas focam nas vendas, mas devem construir de maneira gradativa e firme a sua marca na mente dos consumidores.


O que acha? Qual a sua opinião sobre o Branding para pequenas e para grandes empresas?


 
 
 

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Felipe Piragibe

Estrategista de marcas e designer de negócios

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