top of page

Vou perder o meu emprego para a IA?

  • Foto do escritor: Felipe Piragibe
    Felipe Piragibe
  • 17 de ago.
  • 3 min de leitura
Representação da IA
Representação da IA

Como estrategista eu trabalho observado tendências e buscando padrões. Tanto na Natureza, como na sociedade, é possível observar padrões que nos permitem inferir resultados.

 

No momento estamos nesse tremendo fuzuê com os ChatsGPTs da vida. Tudo é uma tremenda revolução! Está todo mundo explorando as AIs e muito se pondera sobre como será o nosso futuro com a chegada dessa nova e tão potente tecnologia. Será que meu emprego continuará existindo? No que será que posso usar a AI para melhorar o meu trabalho?

 

👉 Acredito que muitas vagas serão extintas, outras serão criadas e ainda algumas terão de se adaptar! Vem comigo que vou te mostrar o porquê acredito nisto e como você pode se preparar para esse momento - que já está bem próximo!

 

Para explicar meu ponto de vista trago uma rápida analogia de outra tecnologia que foi disruptiva no seu tempo e o que aconteceu na sociedade por conta dela (buscamos padrões, lembra?). Segura aí que no fim você vai entender TUDO!

 

👉 A ANALOGIA: Quem aqui conhece a história da máquina fotográfica?

 

A máquina fotográfica, quando nasceu, foi uma grande disrupção no seu tempo. 

 

🤯 Quando ela nasceu, de cara, matou o movimento artístico do realismo que perdurava há anos! Não adiantava mais um pintor fazer um retrato o mais realista possível de uma cena quando uma máquina fotográfica poderia fazer melhor, mais rápido, por qualquer pessoa e por um custo muito mais barato.

 

📍 Os artistas tiveram então que se adaptar e encontraram outros caminhos para continuar trabalhando, como por exemplo o movimento impressionista. Artistas impressionistas famosos são Monet e Van Gogh (pós). Pensem em seus quadros: Eles ilustram paisagens, mas não buscam o fazer de forma realista (já existia a câmera para isto) eles colocavam então “sentimentos” ou movimento nessas paisagens e davam seus toques únicos (marca). Algo além do que pode ser visto apenas pelos olhos nus e nas fotografias.

 

📍 Por outro lado, a própria tecnologia da fotografia também evoluiu e hoje é usada por novos artistas (os fotógrafos profissionais) que exploram essa ferramenta para se expressar e como forma de arte também. Pense numa pessoa que não sabe tirar uma foto e uma pessoa que tira uma foto super bem. Quem tira foto muito bem, consegue colocar o seu olhar único naquela foto e explorar a câmera da sua maneira.

 

👉 Da mesma forma que aconteceu com a câmera fotográfica, acredito que o ChatGPT e seus similares mudarão muita coisa na nossa sociedade atual: Empregos deixarão de existir, outros serão criados e ainda haverão profissionais que precisarão se adaptar (como os artistas no seu tempo). 

 

1. Ainda estamos no começo, mas logo começaremos a ver cada vez mais trabalhos homogêneos, porque vai ter cada vez mais gente usando a AI e a maioria dos trabalhos não terá originalidade ou será raso;

 

Pontos 2 e 3 continuam nos comentários!

 

 

------

 

2.     Os ChatsGPTs são ferramentas. Embora fáceis de usar, quem sabe o que perguntar tem melhores resultados (como quem sabe usar uma máquina fotográfica tira melhores fotos). Ou seja, algumas pessoas conseguirão usar essa ferramenta de forma original e irão além da média (rasa);

 

3.     A não ser que as AIs comecem de fato a ter sentimentos e experiências próprias, profundas como os humanos podem ter, elas nunca chegarão no nosso nível de criatividade e originalidade. Então, para quem tem um trabalho bom e original, sempre haverá espaço (como os artistas que se reinventaram).

 

Entende o que quero dizer? Quem é bom no seu trabalho e trabalha principalmente de forma criativa, não precisa se preocupar com AI.

 

E aí o que você acha da minha visão? O que você acha que vai acontecer no mundo do trabalho e na sociedade como um todo com a chegada das AIs? Conta para gente! 😊

Comentários


Felipe Piragibe

Estrategista de marcas e designer de negócios

Assine os meus conteúdos

Se quiser receber reflexões pessoais e crônicas sobre vida e trabalho, acesse meu canal no Substack:

felipepiragibe.substack.com

 

Para conteúdos sobre branding, gestão e estratégia, cadastre seu e-mail abaixo e receba direto pelo blog deste site:

Contato direto

felipe.piragibe@gmail.com

Rio de Janeiro - RJ

Redes sociais

Acesse rápido

Feito com intenção, sensibilidade e estratégia por Felipe Piragibe.
©2025. Todos os direitos reservados.
bottom of page