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As mídias sociais e as métricas de Ego

  • Foto do escritor: Felipe Piragibe
    Felipe Piragibe
  • 27 de ago.
  • 2 min de leitura
Desenho animado antigo: o Coiote à espreita para tentar explodir o Papa Léguas
Desenho animado antigo: o Coiote à espreita para tentar explodir o Papa Léguas

💣 Fazer um excelente trabalho, mas na direção errada não funciona!


Que isso, Felipe! Como assim?!


🤓 Explico:


“Eu tenho X mil seguidores, tantos likes.. Você viu o alcance do meu TikTok?!”


Likes são ótimos eu sei! Mas de quem são os seus likes? 🤔


Hoje, mais do que nunca, o mundo muda rápido.

A mídia que bombava há alguns anos, não bomba mais. As novidades que levavam meses para bater 1M de usuários hoje batem em uma semana. No Branding chamamos o mundo de hoje de VUCA – Traduzido: Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo.


👉 O resultado é que é relativamente fácil nos distrairmos do que realmente importa!


Quer um exemplo?


Muitas empresas têm entrado na onda do TikTok porque ele tem entregado um excelente alcance de forma orgânica (gratuita).


❗️Mas a pergunta importante é: Será que essas empresas loucas para entrar no Tiktok estão realmente alcançando quem precisam?


Recentemente tive contato com uma empresa que vendia uma consultoria extremamente especializada para empresas. O objetivo dela era vender alguns desses serviços de consultoria no período de 6 meses e eram vendas bem caras. O público-alvo deles era básicamente CEOs ou diretores de RH. Até aí tudo bem!


👀 Mas quando eles me disseram que tinham o Tiktok como canal “forte” – com muito alcance e baixos custos - e de aposta para uma estratégia de influenciadores para esse objetivo de vendas eu confesso que fiquei um pouco reticente!


Será que o Tiktok tem esse público de CEOs ou diretores de RH? Ou pelo menos pessoas próximas a eles que possam entender do que se trata esse conteúdo tão denso e convençam esses CEOs ou diretores a saber mais?


💣 Eu não sou um perito em mídias. Posso estar enganado! Maaas, pelas análises que li e pelo que vi do canal, me parecia que não! Rs


Pelos estudos que fiz, embora venha envelhecendo, a base do TikTok ainda é composta majoritariamente por um público jovem e bom, independente disso, eu não consigo imaginar muitos CEOs ou Diretores de RH usando seu pouco tempo livre para rolar feed no Tiktok! O que você acha? (Alô jornada do cliente!)


👉 A moral da história de hoje é: Precisamos focar no valor (no que importa) e não em “métricas de ego”.


Trago então dois princípios que devemos SEMPRE ficar atentos quando pensarmos em qualquer ação de marketing para evitar desperdiçar esforços. São eles:

1. Termos claros os objetivos do negócio para garantirmos que qualquer atividade de marketing esteja conectada a esses objetivos.


2. Termos claros os objetivos da nossa audiência-alvo para garantirmos que estamos entregando o que ela realmente quer.


O que você acha? Como tem acontecido na sua empresa ou como você acha que as empresas lidam com as mídias sociais hoje em dia? Fala p/ gente!


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Felipe Piragibe

Estrategista de marcas e designer de negócios

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